Uma scooter aventureira e cheia de personalidade!
A Honda ADV tem um design imponente, com iluminação total LED, para-brisa ajustável, guidão cônico e painel 100% digital com computador de bordo
A Honda ADV utiliza a já bastante consagrada base mecânica do irmã urbana PCX 150, um motor monocilíndrico de 149,3 cm³, refrigerado a líquido, com injeção eletrônica e sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas prolongadas para economizar combustível.
Este motor rende 13,2 cv de potência a 8.500 rpm e 1,38 kgf.mm de torque em 5.000 rpm e toda essa força é entregue a um câmbio CVT muito bem acertado, que proporciona rápidas arrancadas e muita suavidade na condução.
O tanque de combustível comporta 8 litros, e durante meus testes na cidade consegui um consumo médio na casa dos 50 km/l, rodando numa boa e não ultrapassando 1/3 do curso do acelerador, o que foi mais que suficiente para enfrentar o corre da cidade.
Na estrada tudo vai depender da sua pressa, pois nos meus testes de estrada consegui até 60 km/l rodando a 80 km/h num trecho plano, porém acelerando tudo para manter os 105 km/h limitados pela eletrônica o painel digital mostrava 30 km/l no consumo instantâneo do computador de bordo.
SUSPENSÕES REFORÇADAS NA HONDA ADV
Por conta das novas suspensões, rodas e pneus, o comportamento dinâmico do Honda ADV é mais aprimorado e proporciona um rodar mais eficiente e de melhor qualidade do que o PCX. É claro que a faceta off-road que o estilo inspira, na prática não é tão eficaz, mas por outro lado o conjunto ficou excelente para encarar o dia a dia na cidade.
A nova suspensão dianteira Showa é mais larga que a do PCX por conta do aro de 14 polegadas ser mais largo para comportar o novo pneu Metzeler Tourance 110/80 de perfil aventureiro.
Na traseira dois novos amortecedores Showa com molas progressivas de três estágios e reservatório de óleo melhoram a eficiência em condições mais severas.
As novas suspensões trouxeram maior progressividade, equilíbrio e conforto ao conjunto e é bastante perceptível que o ADV é mais firme que a PCX quando passa por imperfeições do piso. A roda traseira diminui de tamanho e passa a ter 13 polegadas para comportar o novo pneu Tourance 130/70, mais alto.
Os pneus são o grande protagonista do apelo aventureiro da Honda ADV, e eles garantem maior segurança na tocada. Mesmo que você faça uso da máquina apenas no ambiente urbano, o perfil aventureiro dos pneus tem melhor eficiência nos dias de chuva, então você pilota com muito mais confiança nessa condição.
Se você quiser dar uma esticada fora da cidade no final de semana, a Honda ADV está pronta para uma incursão de leve por estradas de terra para chegar naquela prainha escondida ou no sítio com aquela casinha rústica para curtir o inverno.
O sistema de freios com disco dianteiro e traseiro é bastante poderoso para o tamanho da máquina e ainda mais auxiliado pelo sistema ABS apenas na roda dianteira, você tem garantia de ótimas frenagens no asfalto nos dias de chuva e controle de força na medida certa para a terra.
O painel da ADV é totalmente digital tipo Blackout e achei que a visualização é bem melhor do que o LCD padrão. O pacote de informações é bem completo e conta com odômetros total e parciais, marcador de combustível, horas e data, barra de economia de combustível e o conveniente computador de bordo com consumo médio e instantâneo.