Ter uma moto pode significar mais facilidade no dia a dia e maior agilidade nos deslocamentos. Os veículos de duas rodas têm conquistado cada vez mais usuários e se tornaram uma alternativa de transporte mais rápida e barata em relação aos carros.
As coberturas de seguro para motos variam de seguradora para seguradora e têm impacto direto no preço final do seguro. Por isso, é importante ter atenção a alguns detalhes antes de fechar negócio. Acompanhe!
Como funciona o seguro para motos?
Na hora de comprar a tão sonhada moto, a maior preocupação não deve estar no preço da motocicleta, mas no seguro e em suas vantagens.
A regra é sempre a mesma: quanto maiores os riscos, mais caro o seguro para motos se torna. Por isso, se você está com o orçamento muito apertado, é possível optar apenas pelo seguro contra roubo e furto, por exemplo.
A variação de preços sofre variação de acordo com os riscos. Ou seja, a seguradora faz uma avaliação e, com base nessas informações, estabelece o valor. Entre os dados que são avaliados, se destacam o local onde o condutor reside, faixa etária, histórico de sinistros, quais modelos são mais caros de reparar, entre outros.
Quanto custa um seguro para motos?
As ofertas e coberturas de seguros para motos são diferentes. Para saber exatamente quanto custa um seguro, é necessário fazer uma cotação indicando algumas informações do condutor e da moto que será assegurada.
Assim como nos seguros para carros, o preço de um seguro para motos é calculado com base nos riscos: quanto maior ele for, maior será o valor a ser pago. Por isso, na hora de realizar uma simulação do seguro para motos é importante que todas as informações do formulário sejam verdadeiras e inseridas corretamente.
Quais as principais coberturas?
A seguradora faz a simulação do seguro para motos com base em informações como modelo, ano e usabilidade do veículo. Se o segurado tem um modelo de moto mais esportista e utilizada para estrada, por exemplo, precisará de um plano diferenciado daquele que tem uma motocicleta para circular pela cidade no dia a dia.
Vale destacar que mesmo o segurado sendo portador de uma moto urbana, mas com potência acima de 90 CC, a cobertura também se diferencia.
Entre as coberturas básicas se destacam os casos de:
- colisão;
- incêndios;
- roubos e/ou furtos;
- danos a terceiros;
- problemas técnicos e elétricos;
- atendimentos emergenciais como chaveiro e troca de pneu.
Além desses itens, outros serviços adicionais e personalizados podem ser contratados, como:
- transporte para recuperação da moto;
- remoção hospitalar do condutor, no caso de acidentes;
- desconto na franquia da motocicleta, em caso de sinistro;
- desconto em oficinas — variando de acordo com os serviços desejados.
É muito importante que a moto tenha um plano de seguro e que todas as situações sejam avaliadas, de modo a encontrar a melhor apólice para os riscos.
Quais os seguros existentes?
Os seguros de motos têm dois modelos básicos: o compreensivo e o não-compreensivo. O primeiro é uma proteção completa e com muitas coberturas. A grande vantagem desse tipo é que, em uma única apólice, é possível ter várias coberturas, como proteção contra incêndio, furto, roubo, entre outras.
Já o seguro não-compreensivo abrange apenas coberturas específicas: roubo, furto e perda total do veículo. Quando comparado ao seguro compreensivo, o valor do não-compreensivo costuma ser mais barato. Isso porque a cobertura é menor e voltada para um público que deseja uma proteção mais pontual.
A diferença entre o seguro compreensivo e o não-compreensivo está na franquia. Na primeira opção, há a proteção em caso de perda parcial, isto é, nos casos de colisão ou quando são sofridos danos menores que 75% do total, o seguro arca com a metade do prejuízo e, o segurado, com a outra metade.
Já no caso do seguro não-compreensivo, não há franquia, já que não há cobertura para danos parciais. Ou seja, o pagamento ocorre caso o veículo não tenha sido encontrado ou os danos tenham sido maiores que 75%.
Agora que você está por dentro do que é e de como funciona o seguro para motos, siga-nos nas redes sociais e receba todos os nossos conteúdos!