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Andar de motocicleta faz parte de um estilo de vida que tem como características a praticidade, a economia, a paixão e a sensação de liberdade. Mas não é porque ela possibilita tudo isso que vamos nos descuidar. Pelo contrário: os cuidados têm que ser redobrados. A manutenção de motos é essencial para garantir a segurança do piloto e, por isso, merece total atenção.

Sendo assim, seguir um plano de revisão preventiva e fazer uma inspeção de alguns itens importantes — como luzes de painel, setas, alavanca de embreagem, buzina, freios e pneus — são os primeiros passos para a manutenção adequada.

Confira, a seguir, os componentes a serem checados com frequência para garantir uma pilotagem segura.

1. Óleo

Um procedimento a ser realizado com frequência, e não somente nas revisões programadas, é a troca de óleo. Você talvez esteja se perguntando agora: “E quem é que não sabe disso? ”. Pois é, todos sabem, mas, mesmo assim, muitos ainda não dão a devida importância.

Apesar de ser prudente verificar o nível de óleo periodicamente, o recomendado é trocá-lo a cada 6 mil Km. No entanto, os mais cautelosos — com o objetivo de prolongar a vida útil do motor — fazem essa mudança a cada 1 mil Km rodados.

2. Pneus

Os pneus danificados comprometem a segurança do piloto. São problemas que vão desde o desgaste, furos, rachas, rasgos, além de qualquer outro tipo de alteração que possa colocar a vida do piloto em risco. O ideal é diariamente verificar os pneus.

Outro cuidado a ser tomado em relação aos pneus é a calibragem, a ser feita pelo menos semanalmente. Além de aumentar sua vida útil, mantê-los sempre calibrados melhora a dirigibilidade. Vale lembrar que a pressão adequada dos pneus — com e sem carga — é informada no manual do fabricante.

3. Corrente

Apesar de ser bem visível, a corrente da moto tem os cuidados negligenciados por muitos motociclistas. Na revisão, o mecânico vai observar a regulagem de tensão e lubrificação, que deve ser feita em intervalos de rodagem de 500 a 1 mil Km.

Em períodos de chuvas regulares, a lubrificação precisa ser feita em períodos mais curtos. Saiba que quanto mais lubrificada a corrente da moto estiver, mais ela, o composto de coroa e o pinhão durarão.

4. Cabos

Os cabos de acelerador, embreagem e freio também precisam ser avaliados com frequência, pois são componentes extremamente importantes para a segurança do piloto. Uma simples quebra pode deixá-lo a pé ou provocar um acidente.

Tanto a troca quanto a regulagem devem ser feitas por uma concessionária; no entanto, você mesmo pode verificar o desgaste: é preciso trocá-los se estiverem desfiados.

5. Freio

O freio é o componente mais importante para a segurança e não pode ficar fora da manutenção de motos, assim, são feitas a regulagem e a lubrificação de seus cabos.

O motociclista deve ficar atento ao desgaste dos freios, que tem como maior indícia a sua eficiência reduzida. Isso pode ser percebido na resposta da freada, que será bem maior — colocando em risco a segurança da moto.

Uma boa dica para manter uma vida útil maior é evitar freadas bruscas e desnecessárias, que desgastam rapidamente os seus componentes.

6. Vela de ignição

A vela de ignição é o que produz a faísca para o motor ligar e, quando essa peça já está gasta, aumenta o consumo de combustível e poluentes do veículo. Por isso, fique atento ao que orienta o manual do fabricante em relação ao período de troca. O ideal é que seja feita uma revisão a cada 3 mil Km.

7. Bateria

Algumas baterias de motos não são seladas e necessitam ter seu nível de água completado. Se esse for o seu caso, no manual do fabricante você pode aprender como completar a água. Lembre-se sempre que a água a ser usada só pode ser a destilada, encontrada em postos de combustível e farmácias.

Você curtiu este post sobre manutenção de motos? Lembrou-se de outros componentes muito importantes que não devem faltar na revisão? Então, deixe um comentário e compartilhe a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

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