fbpx
 em Blog

Possuir uma moto é uma via de mão dupla: ela pode dar muitas alegrias, mas também necessita de cuidados — só assim ela se mantém nova por mais tempo. Por isso, as manutenções periódicas da motocicleta são importantes para evitar problemas mecânicos. E um dos hábitos que você deve ter é trocar os pneus regularmente.

Como os pneus da moto são considerados um item de segurança, é importante saber identificar a hora certa de substituí-los. Diversos fatores podem influenciar em seu desgaste, além de aparecerem alguns defeitos mesmo quando ele ainda é novo. Por isso, fique atento e aprenda a hora correta de substituir os pneus.

Fique de olho nos sulcos e no TWI

Um bom jeito de avaliar seu pneu é verificar os sulcos ou ranhuras. Os sulcos são aberturas feitas na borracha do pneu para que ele ganhe aderência em frenagens e para que, em dias de chuva, a água possa escoar por ele.

Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os veículos automotores não podem circular com pneus que possuam sulcos com medida inferior a 1,6mm. É simples verificar a profundidade: coloque uma moeda de 1 real dentro da ranhura do pneu. Se a parte dourada aparecer, é hora de trocá-lo.

Para pneus com TWI (Tread Wear Indicator), esse teste não é necessário. TWI é uma saliência que existe dentro do sulco (um ressalto, geralmente, de forma retangular). Quando ele se igualar à banda de rodagem, você saberá que chegou a hora de trocar os pneus da sua moto.

Fique atento ao aparecimento de bolhas

É preciso procurar constantemente por bolhas nos pneus. Elas são deformidades na borracha que acontecem quando ele raspa em uma calçada ou é forçado em uma superfície de forma irregular. Essa deformação diminui a resistência do pneu e, com o tempo, ele pode estourar, dependendo da utilização. Por isso, o certo é encontrar essas deformidades e trocar os pneus.

Perceba se existem rachaduras

Outra coisa que pode acontecer com o seu pneu é ele ressecar. Isso acontece quando a moto fica muito tempo parada. Como o pneu não está em uso, ele acaba criando rachaduras, geralmente na lateral. Isso diminui a eficiência, por isso, é necessário substituir o pneu por um novo.

Procure por desgaste irregular

Os pneus também podem sofrer desgaste irregular. Caso isso aconteça, é preciso realizar a troca, pois pneus irregulares modificam a pilotagem de motos e, em situações de emergência, ela pode ter um comportamento imprevisível. Esse desgaste irregular ocorre por falta de alinhamento das rodas. Por isso, além de substituir o pneu, faça alinhamento e balanceamento.

Conheça a vida útil do pneu

Os pneus também envelhecem, apresentando uma validade, assim como outros componentes da moto. Como a utilização da motocicleta diverge muito entre os motoqueiros, não é possível dizer com exatidão quanto vai durar um pneu. Mas, em geral, se ele já atingiu 5 anos da data de fabricação é aconselhável realizar a troca.

Viu como observar a hora certa de trocar os pneus é algo essencial? Esse componente é muito importante para a segurança do motociclista. Para realizar a troca, consulte uma concessionária autorizada, que saberá indicar o pneu correto para o modelo da moto.

Gostou do nosso conteúdo? Quer acompanhar conteúdos de qualidade sobre a vida das motociclista? Que tal curtir nossa pagina no Facebook? Confira!

Postagens Recentes