fbpx
 em Blog

As motos são hoje um dos veículos mais eficientes. Elas conseguem economizar combustível como nenhum outro. Mas ser econômica não é uma obrigatoriedade. Na verdade, o menor consumo é uma consequência de uma boa pilotagem e da renúncia a alguns vícios adquiridos durante os anos.

Para que uma moto seja realmente econômica e chegue ao consumo estipulado pelo fabricante, é preciso saber pilotar corretamente. Além de ter alguns cuidados básicos com alguns componentes.

Quer saber quais são? Acompanhe nossas 7 dicas que prometem fazer com que você economize ainda mais combustível na sua moto!

1. Fique de olho na pressão dos pneus

A primeira dica para economizar combustível é sempre manter a calibragem correta dos pneus. Quando ficam murchos, consomem mais combustível, além de ser prejudicial para a estrutura deles. Mas pneus cheios demais não são a solução. Eles ficam muito duros, o que também é prejudicial.

Com muita pressão, a moto tentará compensar a falta de atrito com o solo. Já quando o pneu está murcho, existe atrito demais. Essas duas situações exigem mais do motor. Por isso, o ideal é calibrar na medida certa. Assim, sua moto terá um bom consumo de combustível, ótima dirigibilidade e segurança.

2. Mantenha o filtro de ar limpo para economizar combustível

A moto funciona à combustão. Para gerar esse processo, é necessário ar e combustível na medida certa. Um filtro de ar sujo ou velho impede a passagem correta do ar. Consequentemente, o desempenho da moto cai e o consumo se eleva.

Por isso, tenha sempre um filtro de ar limpo. Faça a limpeza, caso ele seja do tipo lavável, ou troque os filtros descartáveis na época correta. Sendo assim, é possível garantir um baixo consumo de combustível.

3. Escolha o óleo lubrificante correto

Outra maneira de economizar é escolhendo o óleo correto. O indicado é usar o que o manual aconselha, pois a viscosidade foi escolhida para o seu tipo de motor. Então, fique atento e dê preferência para comprar a marca indicada pela fabricante da moto.

O óleo lubrificante diminui o atrito do metal com metal. Por isso, é fundamental que ele seja trocado no período certo. Do contrário, ele perde suas propriedades lubrificantes e pode danificar o motor.

4. Nunca deixe sua moto em “ponto morto”

Como as motos modernas possuem injeção eletrônica, o vício de deixar em ponto morto não economiza combustível. Ao desengatar a marcha, a injeção eletrônica continua enviando combustível para ser queimado.

Mas, se você deixar a marcha desengrenada e apenas desacelerar, a moto entende que pode cortar o combustível. Aí sim você economiza.

5. Não acelere com a moto parada

Muitos motociclistas adquiriram o hábito de acelerar a moto parada em semáforos. Esse costume eleva o consumo, pois, com uma maior entrada de ar, a central eletrônica envia mais combustível para ser queimado e o motor gira em rotações mais elevadas sem necessidade.

Evite essa prática, pois, além de consumir mais combustível, o motor da sua moto também sofre.

6. Tenha cuidado com a vontade de acelerar

Correr é algo que consome muito combustível. Como nossos centros urbanos são locais de tráfego intenso, quem dirige mais rápido necessita frear e acelerar bruscamente por mais tempo que o necessário. Assim, além de ficar mais exposto a acidentes, você gasta muito mais combustível.

7. Fique atento às trocas de marcha

Para um bom consumo, é preciso saber a hora correta de trocar de marcha. Elevar muito as rotações aumenta também o consumo. Fique atento e conheça a sua moto. Troque a marcha quando o motor atingir uma rotação razoável em termos de potência e torque. Essa é uma forma de consumir menos.

Aprender a economizar combustível pilotando a sua moto é muito importante, principalmente com os aumentos constantes nos postos de gasolina. Além dessas dicas, saber comprar uma moto econômica também é essencial. A Honda oferece diversos modelos, como a Honda CG 125 i Fan, que chegou ao mercado prometendo fazer 50 km por litro de gasolina!

E então? Gostou dessas informações? Vai colocar em práticas nossas dicas? Deixe um comentário neste post e divida sua experiência!

Postagens Recentes