fbpx
 em Blog

Com o inverno se aproximando e as temperaturas caindo, a gente já começa a ter aquele arrepiozinho de ter que andar de moto no frio. Todo motociclista sabe que, se não estiver bem protegido com os equipamentos para andar de moto corretamente, a sensação pode ser congelante.

Muitas vezes, quem pilota uma moto acaba tendo a falsa sensação de que está protegido contra o frio somente por estar vestido com roupas quentes ou uma blusa de lã grossa. Doce ilusão: quando a moto está em movimento, a sensação térmica é totalmente diferente se comparada ao que estamos acostumados no cotidiano.

Por isso, não basta escolher uma roupa de frio qualquer para proteger-se nos dias em que a temperatura está mais baixa. Atualmente, já existe uma série de acessórios pensados especialmente para proteger o piloto em situações climáticas como essa.

Abaixo, separamos 5 equipamentos essenciais que vão ajudar você a ficar bem aquecido quando sair de moto durante o inverno. Confira!

1. Segunda pele e balaclava

A segunda pele nada mais é do que uma malha protetora, feita de tecido sintético, que deve ser utilizada por baixo da roupa do piloto. Seu material é desenvolvido para manter a temperatura do corpo e evitar a sobreposição de muitas roupas, que limitam os movimentos.

Já a balaclava tem a missão de proteger o rosto e o pescoço, ajudando a rebater o vento frio nessa região que fica totalmente desprotegida pela maioria das roupas comuns.

2. Jaqueta

Uma jaqueta voltada para motociclistas é completamente diferente daquela comum que você provavelmente tem em casa. Ela é feita de materiais especiais que impedem a passagem do vento para dentro da roupa (corta-vento) e também tem proteções especiais nos cotovelos, nos antebraços e nas costas, para casos de queda.

As jaquetas comuns, mesmo as de couro tão populares entre os pilotos, não oferecem a mesma resistência e têm a tendência de se desfazerem em contato com o asfalto e suas propriedades abrasivas.

3. Calça especial

Com as calças é a mesma história: se você pensa que está protegido pelo jeans, pensou errado. Para se proteger de verdade é preciso que o tecido seja resistente à abrasão, o que não é o caso do algodão e dos tecidos comuns.

A calça especial, além de ser feita de material corta-vento, também conta com reforços especiais nos joelhos, nas canelas e nos quadris. Muitas utilizam até Kevlar na confecção.

4. Luvas

Quem já não teve aquela terrível sensação de estar com as mãos congelando durante um dia frio? Pois é, andar sem luva é uma das maiores torturas para o piloto e também um dos maiores perigos, já que as mãos e os dedos são essenciais para uma pilotagem segura.

Nesse caso, as luvas precisam ser feitas de material corta-vento e não de lã. As luvas de lã esquentam, mas não são capazes de impedir que o vento frio atinja os dedos. O couro também consegue dar conta, mas ainda assim não oferece a mesma proteção que as luvas especializadas.

5. Botas

As botas também precisam de atenção especial em dias frios. Muita gente pensa que se a bota for pesada, ela é boa para essas situações. No entanto, não é bem assim. Além de resistente e reforçada, ela precisa ser feita de material impermeável, caso contrário, seus pés vão parecer estar congelados.

Bom, agora você já sabe um pouco mais sobre a importância de se utilizar equipamentos para andar de moto durante dias frios. Siga nossas dicas e veja como sua vida vai melhorar no inverno. Aproveite que está por aqui e confira também nossas dicas de segurança para pilotar sua moto em caso de alagamentos!

Postagens Recentes