fbpx
 em Blog

Você já pensou em entrar para um consórcio de moto? Sabia que é uma forma bastante econômica de realizar seu sonho de duas rodas? Com uma prestação mensal — que varia de acordo com o valor do veículo — é possível dar um grande passo para comprar seu veículo 0 Km.

Embora possa parecer “uma poupança forçada”, o consórcio é uma compra programada, que reúne um grupo de pessoas com um objetivo em comum. Ocorre por intermédio de uma administradora que organiza grupos de autofinanciamento, nos quais os participantes se comprometem a contribuir com uma determinada prestação mensal.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post que preparamos especialmente para você!

Como eu começo um consórcio de moto?

Para começar um consórcio, agrupa-se um número específico de consorciados — ou cotistas — que contribuem mensalmente com uma parcela preestabelecida, destinada à formação de uma poupança comum.

Essa contribuição mensal que cada integrante do grupo deve fazer tem prazo de duração e número pré-definido de cotas, sendo promovida por uma administradora de consórcio, cujo objetivo é proporcionar aos cotistas a aquisição de bens ou serviços — nesse caso, a moto dos seus sonhos.

A cada mês, sorteia-se uma ou mais pessoas. Os sorteados conquistam o direito de retirar o veículo, cujo valor corresponde ao total arrecadado pelo grupo naquele mês. Até o final do prazo estabelecido, que pode variar de 36 a 80 meses, todos os participantes receberão o valor referente à moto escolhida, de acordo com regras previstas em contrato.

Quais são as etapas do consórcio após a formação do grupo?

Assembleias

São reuniões, com os cotistas, promovidas mensalmente pela administradora do consórcio, com a finalidade de informar aos participantes o resultado dos sorteios.

Sistemas de contemplação

Existem apenas 2 formas de contemplação: por sorteio ou por lance. Quitar antecipadamente o plano de consórcio não dá direito à contemplação.

Sistema de contemplação por sorteio

A contemplação por sorteio ocorre por meio do 1º prêmio da extração da Loteria Federal, que antecede a data da assembleia. O valor da cota contemplada é determinado sempre pelo mesmo cálculo.

O consorciado que pagar as parcelas regularmente até a data do vencimento terá sua participação automática nos sorteios para concorrer às cotas que ainda não foram contempladas. No entanto, após a contemplação, você poderá desistir e pedir a desclassificação da cota, voltando a concorrer por sorteios ou por lances.

Sistema de contemplação por lance

Consiste na oferta de um lance mínimo, com base no valor do plano sem seguro, para aquisição do veículo. O valor corresponde ao percentual sobre o valor do bem acrescido da taxa de administração, mais o fundo de reserva.

A quantia que o consorciado pode ofertar no lance varia entre o valor mínimo, que é de uma parcela, conforme os cálculos citados, e o valor máximo, que corresponde à quitação do consórcio.

Quais documentos são exigidos após a contemplação?

Após a contemplação, são exigidos alguns documentos originais. São eles:

  • CPF;
  •  RG;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Qual é a exigência para receber a carta de crédito?

Para que o cotista participe de todas as etapas do consórcio, é preciso que ele esteja em dia com os pagamentos — uma vez que esse sistema é o responsável pela poupança e para que todos sejam contemplados ao final do prazo estabelecido.

Quem gerencia as contemplações e o pagamento aos cotistas é a administradora do consórcio, cabendo ao Banco do Brasil normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios e as administradoras.

Para quem o consórcio é indicado?

Para quem gosta de motos, deseja um meio de transporte rápido e a um custo acessível, um consórcio de moto vale a pena.

É só comparar com o valor de um carro ou com os gastos diários com transporte público. Qual é o seu perfil? Não se incomoda em esperar ou tem pressa?

É apaixonado por motociclismo e quer saber mais sobre consórcio de moto e outros temas? Assine a nossa newsletter e receba curiosidades, novos modelos e dicas de segurança na sua caixa de entrada!

Postagens Recentes
Vai viajar de moto? Confira 4 cuidados antes de cair na estrada4 conselhos para se proteger contra furtos de motocicleta